terça-feira, 18 de outubro de 2011

FUTEBOL MOSSOROENSE

A história do futebol em Mossoró começa oficialmente em 14 de outubro de 1919, quando é criado o Humaitá Futebol Clube, no dizer da época “o primeiro grêmio esportivo da cidade”. Tudo começou num encontro que teve lugar no sítio “Canto”, de propriedade do farmacêutico Jerônimo Rosado, que reuniu os senhores Lauro da Escóssia, João Batista de Oliveira e José Hemetério Leite.

O alvi-celeste, como ficou conhecido o Humaitá, destacou-se em partidas disputadas contra equipes de Natal, Assu, Macau e Areia Branca, no Rio Grande do Norte, além de times de Souza, na Paraíba, e de Limoeiro e Aracati, no Ceará.

Mas uma andorinha só não faz verão, diz o dito popular. E para que o futebol tomasse impulso, era necessário que surgissem outras equipes. E isso veio a acontecer em 12 de setembro de 1920, quando é fundado o Ipiranga Esporte Clube, adotando as cores branco e preto para a sua equipe.

Mossoró, a partir dessa data, passou a contar com duas equipes. Faltava, porém, um espaço próprio para a prática do esporte, no dizer da época, “perbolístico”. Mas no dia 25 de janeiro de 1922, foi inaugurado o primeiro estádio de futebol de Mossoró, de propriedade da Sociedade Desportiva Ltda., formada pelo Dr. Hemetério Fernandes de Queiroz, Luiz Teotônio de Paula e Humaitá Futebol Clube. O estádio já era amurado. O terreno onde foi construído foi doado pela Superintendência da Companhia Estrada de Ferro de Mossoró.

Algumas incoerências de datas foram encontradas em nossas fontes de pesquisas. As informações sobre a inauguração do primeiro estádio de futebol de Mossoró foram extraídas do livro “Cronologias Mossoroenses: quando e como e onde aconteceram os fatos”, de Lauro da Escócia. Na época da inauguração do estádio, existiam, como já vimos, os clubes Humaitá e Ipiranga. O Palmeiras Futebol Clube e o Centro Esportivo Mossoroense ainda não. O que conseguimos descobrir sobre o Palmeira é que foi fundado no dia 28 de agosto de 1922, com o nome de Sociedade Desportiva Palmeiras Futebol Clube, com sede no bairro dos Paredões. O que pode ter acontecido é que em 25 de janeiro, data da inauguração do estádio, a equipe já existisse, embora não oficialmente, o que só viria a acontecer quase oito meses depois. Sabemos, no entanto, que o Palmeiras Futebol Clube, nome abreviado da agremiação, deu a Mossoró grandes craques de futebol. O primeiro presidente do Palmeiras foi o desportista Miguel Joaquim de Souza. Já a outra equipe que participou do quadrangular de inauguração do primeiro estádio de futebol de Mossoró, o Centro Esportivo Mossoroense, pode ser o Mossoró Esporte Clube, que foi fundado em 15 de março de 1922, formado quase que exclusivamente por jogadores do bairro Doze Anos. Se forem a mesma equipe, Centro Esportivo Mossoroense e Mossoró Esporte Clube, pode ter acontecido que, como já falamos do Palmeiras, não existia oficialmente em janeiro de 1922. São dúvidas a serem esclarecidas.

Em 12 de outubro de 1927 foi fundado o Esporte Náutico Mossoroense, formado por elementos dissidentes do Humaitá Futebol Clube.

O Humaitá Futebol Clube, o Centro Esportivo Mossoroense, o Palmeiras Futebol Clube e o Ipiranga Esporte Clube não mais atuam no futebol mossoroense. O estádio de futebol também não é mais o mesmo. O atual templo do futebol local é o Estádio “Manuel Leonardo Nogueira”, ou simplesmente Nogueirão. Atualmente, apenas dois clubes estão em evidência: o Potiguar e o Baraúnas. O Potiguar foi fundado em 11 de fevereiro de 1945, e em 19 de junho de 1953 fundiu-se com Associação Desportiva Potiguar, passando a se chamar Associação Cultural e Desportiva Potiguar.

O Esporte Clube Baraúnas foi fundado no dia 14 de janeiro de 1960. Em 1966, modificou sua razão social, passando a se chamar Associação Esporte Clube Baraúnas, visando com isso o amparo legal e consequentemente a busca de dotação oriunda dos órgãos competentes.

A Associação Esporte Clube Baraúnas é conhecido pela sua torcida como “Leão do Oeste” ou mais simplesmente “Baru”.

(Para conhecer mais sobre a história de Mossoró visite o site: www.mossoro.cjb.net)

FONTE: COLUNA DE GERALDO MAIA NO JORNAL O MOSSOROENSE (17/12/1872)

GERALDO MAIA

EMAIL: gemaia@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
SOU TRICOLOR DO OESTE (BARAÚNAS,MOSSORÓ)

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

ARQUIVO DO LINK ESPORTE DA REGIÃO OESTE POTIGUAR

Minha lista de blogs